Linguística de Corpus e Inteligência Artificial:
interfaces com Letras e Linguística
A Linguística de Corpus (LC), ciência que estuda a linguagem por meio da análise de grandes quantidades de textos em formato eletrônico organizados na forma de corpora, avançou muito no mundo e também no Brasil desde os primeiros trabalhos publicados, que foram surgindo com a introdução do computador no ambiente acadêmico, na década de 1960. De lá para cá, é cada vez maior o número de campos do conhecimento que se valem da LC em suas pesquisas, seja como abordagem, seja como metodologia – inclusive para além das áreas de Letras e Linguística.
​A Linguística Computacional, ou Processamento de Linguagem Natural (PLN), é um campo de estudos multidisciplinar que aplica a ciência da computação à análise e compreensão da linguagem humana. Os primeiros trabalhos publicados datam da década de 1950. Mas, assim como a LC, o PLN teve um crescimento exponencial nas últimas décadas, à medida que o uso da tecnologia foi evoluindo e se fazendo presente em praticamente todas as esferas da experiência humana.
O Encontro de Linguística de Corpus (ELC) teve sua primeira edição em 1999, na Universidade de São Paulo - em 2024, comemoramos 25 anos de sua criação! A Escola Brasileira de Linguística Computacional (EBRALC) surgiu alguns anos depois, em 2007, à medida que participantes do ELC constataram uma necessidade premente de ampliar os conhecimentos computacionais e tecnológicos de pesquisadora(e)s brasileira(o)s trabalhando com Linguística de Corpus nas áreas de Humanas. Assim, o objetivo da EBRALC é sempre oferecer diversas oficinas práticas, para as quais a(o)s interessada(o)s deverão se inscrever oportunamente. O ELC, por sua vez, é um evento científico que tem por tradição não possuir sessões paralelas, para que toda(o)s possam assistir a todas as comunicações orais, proporcionando um convívio mais profícuo entre a(o)s participantes das várias áreas envolvidas – um convite ao diálogo e à colaboração.
O ELC/EBRALC 2024, cujo tema será “Linguística de Corpus e Inteligência Artificial: interfaces com Letras e Linguística”, acontecerá de 21 a 24 de outubro, na Universidade de Brasília. Organizado por docentes do Instituto de Letras membros dos grupos de pesquisa TermiTraDiCo (Terminologia e Tradução Direcionadas por Corpus) e COMPLETT (Corpus Multilíngue para Pesquisas em Línguas Estrangeiras, Tradução e Terminologia), e colegas de várias outras universidades, o evento tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Tradução da UnB (POSTRAD). Visa fomentar discussões sobre os impactos da Inteligência Artificial na formação acadêmica e na pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com foco no papel que a Linguística de Corpus tem ocupado e pode ocupar, futuramente, no estabelecimento desse diálogo transdisciplinar.